Buscar
  • Vanessa Marinelli

O que esperar após a epidemia?


O que esperar após a epidemia?


Muitas pessoas querem saber a resposta e tenho visto muitas lives e artigos sobre esse assunto.


Por isso, resolvi escrever esse artigo, compartilhando a minha percepção com vocês.



Ainda estamos no escuro, mas sabemos que teremos uma recessão em algumas áreas e que outras áreas tiveram um incremento em vendas.


Mas uma coisa é certa. O mundo que conhecíamos não existe mais e que vamos encontrar um mundo novo após a pandemia.


O que eu vejo é que as pessoas vêem mudando a forma de pensar e de consumir.


Nesse momento, as pessoas estão comprando mais de forma online e segundo o Ebit Nielsen, houve um incremento de 42% na receita do ecommerce e o consumo de autosserviço em varejistas online cresceu 96% no período da epidemia.


Ainda nessa pesquisa, temos mais um resultado assustador, 31% das pessoas fizeram a sua primeira compra online na quarentena.


É fato que a pandemia mudou o comportamento de compra e consumo do pais. Da mesma forma, que a demanda por streaming de vídeos, leitura e cursos online também aumentou exponencialmente.


Ao falarmos sobre marketing, antes do Covid-19, víamos o marketing físico e o digital. Onde no primeiro caso, para que as ações acontecessem precisávamos da presença do nosso espectador, como nos eventos, nas convenções, na mídia impressa e nas malas diretas. Já no marketing digital éramos impactados com as mídias online, os vídeos, os aplicativos, a gamification, e etc.


Com a pandemia, o marketing online ganhou uma força estrondosa e essa já era uma tendência que ocorreria em algum momento, mas que passou a ser rapidamente alastrada para evitar a falência de muitas empresas.


Nós caminhamos para um momento em que o relacionamento e as interações serão cada vez mais digitais. Mas ainda é prematuro afirmarmos como será esse mundo após a pandemia. Mas uma coisa é certa, o mundo digital nunca mais será o mesmo.


0 visualização