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  • Vanessa Marinelli

Eu preciso estar em todas as redes?


Nas consultorias que fazemos, uma das perguntas mais frequentes é se a empresa precisa estar em todas as redes e canais.


Hoje em dia, ter uma estratégia de marketing digital não é mais um diferencial competitivo e sim, uma necessidade para não perder mercado, uma vez que a população está cada vez mais conectada.


Além disso, segundo uma pesquisa da Agência Brasil, três em cada quatro brasileiros acessam a internet, o que equivale a 134 milhões de pessoas.


Esse número é altíssimo e isso faz com as empresas queiram estar em todas as redes, mas muitas vezes sem estratégia.


Se você já investiu em mídia offline, sabe que cada canal tem a sua particularidade. Assim, a TV, o rádio, o jornal, a revista, os materiais de PDV, e os brindes atingem o seu público de uma forma particular e diferenciada e assim, como na mídia offline, as mídias online têm as suas particularidades e especificidades também. Além disso, o estilo de comunicação e o investimento de mídia dessas redes são diferentes.


Por isso, você não pode construir o seu site da mesma forma que constrói a sua estratégia no Instagram, por exemplo. Ainda que todos sejam online, cada rede tem que atingir o seu público e requer uma abordagem única.


Quais as redes sociais mais usadas no mundo?


Segundo uma matéria do blog resultados digitais, as redes sociais mais usadas no mundo são:


1. Facebook - 2,271

2. YouTube - 1,900

3. WhatsApp - 1,500

4. Facebook Messenger - 1,300

5. WBXIN/WeChat- 1,083

6. Instagram- 1,000

7. QQ - 803

8. QZone - 531

9. DOUYIN/TikTok - 500

10. Sina Weibo - 446


Nesta lista, existem algumas redes que não vieram para o Brasil ainda, e outras redes como o Linkedin, que é usual no Brasil, mas que mundialmente não está entre as principais redes.


Qual rede eu tenho que usar?


Agora que você já conheceu as redes sociais mais usadas, precisa analisá-las para entender os seus diferenciais e avaliar em qual rede deve criar a sua estratégia.


Além disso, precisa avaliar as redes considerando se o seu público é B2B ou B2C. Se o seu público é B2B uma das redes mais usadas é o Linkedin. Já se o seu público é B2C deve usar redes como Instagram e Facebook.


Depois de analisar as redes, precisa criar a sua estratégia de conteúdo considerando o público da rede e o que as pessoas estão buscando nessa rede, assim, o seu engajamento será muito maior.



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